:: Raridades ::
quarta-feira, abril 25, 2007

Black River, Just Lemons e a Filosofia Cognitiva

"longing is a spike
heart's a hammer
hurts the chest, pains in the soul
and turns into a scourge"

Pois é, pessoal. Acho que vou ver o show do Bruno e Mahoney no Torto na sexta-feira. A man's gotta do what a man's gotta do, e além disso, todos sabem da minha indizível paixão pelos assuntos deste Brasil profundo e caipira. E estava aqui com meus botões a refletir sobre sentidos conotativos e denotativos das letras das músicas. Coisas que a maioria das pessoas talvez não tenham se dado conta antes.

O weltanschauung (visão ou crença de mundo, para os filósofos mais clássicos) do caipira se revela nas pequenas frases. Por exemplo, naquela música do Rio Negro e Solimões, De São Paulo a Belém, a frase "vou até o fim do mundo/mas quero encontrar meu bem" supõe crença na predestinação, o que não é nada católico. Calma lá, Rafa, como assim? Simples: se o tal "meu bem" precisa ser encontrado, é porque já existe. Não é uma construção, mas um dado. O camarada vai de cidade em cidade procurando o "meu bem", que apesar de não ter rosto, já está determinado. Logo a crença na predestinação. Alguém aí lembrou do Weber? Seremos uma potência mundial!

Isso fora que o cara fala em chorar umas quarenta vezes na letra. Segundo o Moacyr Scliar, isso revela a melancolia e a solidão tão intrínsecas ao caipira brasileiro. Não se trata de uma música de corno, pura e simplesmente: o caipira é um cara durão, resiliente, acostumado com a lida no campo. Mas as grandes distâncias e a população esparsa deixava difícil o contato com outras pessoas, e desacostumava o uso da linguagem. Por isso, o caipira é um cara de poucas palavras, e quando fala, é de sílabas curtas. Expressa-se com mais intensidade, frases e parágrafos completos, quando a pressão emocional é insustentável. Aí a música de corno.

Okay, isso foi uma viagem pesada, mas bem factível, non? Vou atentar para essas construções de linguagem no show do B&M. Vai ser divertido, especialmente pela quantidade de pincumel que eu pretendo tomar. Thank g'd I won't be driving.

* * *

RAFA @ 12:12 tic-tac-tic-tac